Tocantins, 18 de April de 2025 - Mira Jornal - 00:00

Concursos

MPTO recomenda adequações no concurso da PMTO para garantir inclusão de pessoas com deficiência e pessoas vivendo com HIV

18/03/2025 16h51

O Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO), por meio da 15ª Promotoria de Justiça da Capital, expediu, nesta terça-feira, 18, recomendação ao estado do Tocantins e à Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) para a adequação do concurso público regido pelo Edital nº 001/2025, de modo a garantir a reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcD) e a não exclusão de candidatos soropositivos.

A recomendação, assinada pelo promotor de Justiça Paulo Alexandre Rodrigues de Siqueira, leva em consideração princípios constitucionais e legais que asseguram a igualdade de oportunidades no acesso a cargos públicos, além da vedação de qualquer forma de discriminação contra pessoas com deficiência ou com HIV.

Pontos da recomendação

O MPTO recomendou que a Polícia Militar do Tocantins e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela organização do certame, adotem as seguintes providências:


✅ Garantir a reserva mínima de 5% das vagas para candidatos com deficiência, conforme previsto na Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

✅ Assegurar a inclusão de candidatos vivendo com HIV, eliminando qualquer exigência de exame de Anti-HIV como critério eliminatório, uma vez que a infecção não representa impedimento para o exercício da atividade policial.

✅ Adaptar o concurso para permitir a participação de candidatos com deficiência em todas as etapas do certame, garantindo igualdade de condições.

✅ Reavaliar exclusões indevidas ou indeferimentos de inscrição de candidatos PcDs, assegurando o direito ao contraditório e à ampla defesa.

✅ Abster-se de homologar o resultado final do concurso caso a reserva de vagas para PcDs não seja cumprida, sob pena de responsabilização administrativa e judicial.


Prazo para resposta

O estado do Tocantins e a Polícia Militar do Tocantins têm o prazo de 10 dias úteis para informar ao MPTO as providências adotadas para atender à recomendação. Caso não haja cumprimento, o Ministério Público poderá adotar medidas judiciais cabíveis, incluindo o ajuizamento de ação civil pública.
Ascom MP TO


   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais v�deosVideo Mira

COMO SURGIU O DIA DA MENTIRA - 1º DE ABRIL

Neste vídeo trazemos um breve resumo sobre a historia do DIA DA MENTIRA, como surgiu?quando? e por que? ASSISTA E CONFIRA NO VÍDEO!!!

O porque muitos chamam o dia 1º de abril por este titulo. E NÃO SE ESQUEÇA a mentira e algo terrível e desagrada a DEUS!!! (PROVÉRBIOS 12:22)

Comente

  • mirajornal.com.br
    22/12/24 22h12
    Senador Eduardo Gomes se solidariza com vítimas e soma esforços para providências institucionais O presidente do...
  • mirajornal.com.br
    20/12/24 18h01
    Parlamentares votam mais de 100 projetos na última sessão de 2024 Os deputados estaduais limparam a pauta nesta...
  • mirajornal.com.br
    20/12/24 17h56
    Os deputados aprovaram nesta quarta-feira, 18, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 2/2024, que permite ao...
VER TODOS OS COMENT�RIOS

Galeria de Eventos

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.