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Coluna do Zé

A ‘Ovoviária’ de Miracema pode ser Rodoviária Boanerges Moreira de Paula

12/10/2011 19h51

Arquivo MIRA Boanerges e Dona Marica

Sei que a expressão ’Ovoviária’ não soa bem; mas, naquela época (1994), era o que retratava uma acanhada obra que perdura até hoje.

A primeira rodoviária de Miracema, ainda  Norte de Goiás, foi uma pequena sala na Rua Maranhão, instalada por Beltrão José de Sousa, o ‘Seu Beltrão’, em meados da década de 60.
Em seguida transferida para a residência do empreendedor, ao lado do CEM Santa Terezinha, na época chamado de Estadual.

Mais tarde, já na década de 70, o local de encontro passageiros/ônibus precisou de mais espaço. Então surgiu a Rodoviária do Pé de Pequí, onde hoje foram construídos um hotel e um campo de futebol society.
Aí veio a enchente de 1980, quando aquela rodoviária serviu de abrigo para centenas de famílias desabrigadas ou desalojadas e ganhou notoriedade, principalmente quando, em 1988, Miracema do Norte passou a ser do Tocantins, com a criação do Estado e escolhida para ser a primeira capital. “Época em que de lá partiam ônibus convencionais e leitos em mais de um horário, para Goiânia, Brasília e estados do Norte e Nordeste do país”, lembrou ‘Seu Beltrão’ com voz embargada de emoção e saudade.

O Governo Avelino (1991/1994) construiu diversas rodoviárias padronizadas pelo estado; assim como Tocantínia, Miracema também foi agraciada. O prefeito da cidade era nosso agora saudoso Boanerges Moreira de Paula, que, com uma visão futurística, escolheu um espaço no meio do mato, na parte alta da cidade que ele criou, chamado de setor Suçuapara (devido a um córrego com o mesmo nome que corta a região).

Entendendo que a primeira capital do Tocantins merecia uma rodoviária com melhor e maior estrutura física, o MIRA Jornal publicou uma charge de Jocaullus e um texto crítico, que denominava a rodoviária de Ovoviária, em alusão ao seu tamanho e seu posicionamento mato adentro.

A obra ficou entregue ao tempo e ao vento até o ano 2000, quando o prefeito da época (Giordani Rotta) providenciou o mínimo necessário para que ‘Seu Beltrão’ pudesse transferir a rodoviária para aquele local, e assim foi feito.

A bem da verdade, a visão de Boanerges transformou-se em realidade. Por ali tudo mudou, para melhor: o setor mudou o nome para Setor Universitário; a antiga Unitins, agora é UFT; a Irmã Emma Navarro, agora é uma avenida de verdade com pista dupla e iluminação; e ainda o INSS; Uma drenagem pluvial, com praça e academia ao ar livre; o Hospital de Referencia, que agora tem maternidade e laboratório; e ainda surgiu um centro comercial, um posto de saúde, um parque agropecuário, dois postos de combustíveis e inúmeras empresas de prestação de serviços.

A ponte de Miracema (Ponte dos Imigrantes Nordestinos Padre Cícero José de Sousa), com certeza vai multiplicar o fluxo rodoviário, por isso urge uma reforma e ampliação da antiga Ovoviária, para que possamos ter, de verdade, a Rodoviária de Miracema e que se coloque nela a denominação: Rodoviária Boanerges Moreira de Paula. Fica aí, para nossos políticos, a sugestão de uma reforma e denominação, deste velho escriba.

   

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