Tocantins, 07 de December de 2025 - Mira Jornal - 00:00

Estado

Sintet entra com pedido de liminar contra alteração no IPSM feita pela Câmara de Miranorte

22/03/2025 14h46

“O instituto de Previdência é patrimônio dos trabalhadores e trabalhadoras de Miranorte, e não de qualquer gestão, e a administração do instituto deve permanecer sob responsabilidade dos servidores efetivos, ativos e aposentados, e não sob gestões externas ou pessoas indicadas”, diz o presidente do Sintet.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet), através da Regional de Miracema, entrou com um pedido de liminar no dia 13 de março para anular a sessão da Câmara Municipal de Miranorte, realizada em 25 de fevereiro de 2025, que aprovou o Projeto de Lei nº 5/2025, de autoria do Executivo, que alterou a Lei Municipal nº 260/2010 que regulamenta o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Miranorte (IPSM). Para o Sintet, as mudanças impactam diretamente os direitos dos servidores, especialmente os aposentados, sem que houvesse consulta pública prévia.

O projeto modifica a estrutura administrativa do IPSM, incluindo a transferência da iniciativa da estrutura de cargos para o Poder Executivo Municipal e a possibilidade de o diretor do instituto solicitar servidores de outros poderes do município. O Sintet entende que as alterações comprometem a autonomia do IPSM, tornando-o ainda mais dependente do Executivo, e podem prejudicar os servidores municipais ao modificar o regime previdenciário sem a participação dos diretamente afetados.

Diante disso, o Sintet requer a anulação da sessão legislativa que aprovou o projeto, já que nem uma audiência pública foi realizada o que impediu a participação dos servidores, tal ato fere os princípios constitucionais e direitos da categoria.

Ainda no dia 13 de março, o juiz responsável pelo caso encaminhou o pedido ao Ministério Público, que emitiu parecer favorável à concessão da liminar. O juiz, por sua vez, decidiu abrir prazo para manifestação da Câmara Municipal. Na última terça-feira (18), a assessoria jurídica do Sindicato entrou com um agravo para reforçar a urgência da anulação da sessão.

O presidente do Sintet Regional de Miracema, Iata Anderson, destacou que o sindicato está atuando firmemente na defesa dos servidores. "Não estamos quietos e calados. Estamos agindo e vamos convocar uma assembleia na próxima semana para tratar dessa pauta e deliberar novos encaminhamentos", afirmou.

Iata reforçou que o objetivo é garantir a anulação da sessão de 25 de fevereiro. "Entendemos que o IPSM é patrimônio dos trabalhadores e trabalhadoras de Miranorte, e não de qualquer gestão", declarou. Para o Sintet, a administração do instituto deve permanecer sob responsabilidade dos servidores efetivos, ativos e aposentados, e não sob gestões externas ou pessoas indicadas.
Nubia Martins/Assessora de Comunicação do Sintet

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais v�deosVideo Mira

COMO SURGIU O DIA DA MENTIRA - 1º DE ABRIL

Neste vídeo trazemos um breve resumo sobre a historia do DIA DA MENTIRA, como surgiu?quando? e por que? ASSISTA E CONFIRA NO VÍDEO!!!

O porque muitos chamam o dia 1º de abril por este titulo. E NÃO SE ESQUEÇA a mentira e algo terrível e desagrada a DEUS!!! (PROVÉRBIOS 12:22)

Comente

  • mirajornal.com.br
    22/12/24 22h12
    Senador Eduardo Gomes se solidariza com vítimas e soma esforços para providências institucionais O presidente do...
  • mirajornal.com.br
    20/12/24 18h01
    Parlamentares votam mais de 100 projetos na última sessão de 2024 Os deputados estaduais limparam a pauta nesta...
  • mirajornal.com.br
    20/12/24 17h56
    Os deputados aprovaram nesta quarta-feira, 18, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 2/2024, que permite ao...
VER TODOS OS COMENT�RIOS

Galeria de Eventos

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.