Impresso em: 19/04/2025 06:55:52
Fonte: http://v1.miratocantins.com.br/noticia.php?l=d8107a821c9c1cc76b48b2e0bef28068

Câmara de Miracema torna Cidadão Miracemense duas personalidades reconhecidas pelo município

26/03/2025 08:05:14

- Foto: Divulgação / Léo Santana
A sessão de outorga aconteceu na noite desta terça-feira (25),

Com as presenças dos agraciados com a Cidadania Miracemense, José Maria Branquinho e Fernando Fiscal (Fernando Sérgio Farias de Oliveira) e respectivos familiares, a Câmara Municipal de Miracema do Tocantins realizou na noite desta terça-feira, 25, a 9ª sessão ordinária da 20ª Legislatura deste biênio (2025/2026).





Adão Pedreiro, Núbio Gomes e Paulinho Cavalcante;
Ao fundo componentes da Tribuna de Honra: (e) Railto, Sávio, Feniffer e filhos, José Maria, Fernando Fiscal e Silene.


Após a leitura do texto bíblico feita pelo vice-presidente Eudes Branquinho/PDT, o presidente do Poder Legislativo Assis Moura/Republicanos abriu a sessão cumprimentando os pares, servidores, assistentes pela rede social e publico presente, convidando para assento na Tribuna de Honra, o empreendedor empresarial José Maria Branquinho com sua esposa Jeniffer Cristina e o servidor público estadual Fernando Sérgio Farias de Oliveira, conhecido por Fernando Fiscal com sua esposa Silene Lima de Oliveira.



Ghisley Martins, Euliene Resplandes, Thaynara Sousa e Maria Bala

O presidente ainda convidou para assento na Tribuna de Honra o empresário conhecido por Railton, a pedido do vereador Paulinho Cavalcante/PP e o ex-diretor do HRM (Hospital de Referencia de Miracema), Sávio Cerqueira Lima, atendendo solicitação do vereador Núbio Gomes/Republicanos, que também justificou a ausência da colega Amanda Fraga/PP por motivo de saúde.

Em seguida o vereador Adão Pedreiro/UB, solicitou a dispensa da leitura da Ata da sessão anterior, lembrando que cópias da mesma já se encontram nos gabinetes dos parlamentares.

Por sua vez o presidente Assis Moura determinou constar em Ata a ausência justificada e colocou em votação a dispensa da leitura e teor da Ata, aprovados por unanimidade, em seguida convocou o 1º secretário Netinho do Povo para leitura do expedienete do dia, quando foram apresentadas as seguintes proposituras para discussão e votação.

    
Nubio Gomes recepciona José Maria e Falmilia              Eudes Branquinho recepciona Fernando Sérgio e esposa

CIDADANIA

Foram apresentadados, lidos e mais tarde aprovados por unânimidade dois Projetos de Resolução (PR) que outorgão título de Cidadão Miracemense, a saber:

Projeto de Resolução Nº 003/2025 de autoria do Ver. Núbio Gomes/Republicanos – Concede Título de Cidadão Miracemense ao Senhor José Maria Branquinho.



Conhecido por Zé Maria, o congratulado com a Cidadania Miracemanse nasceu de 1º de julho de 1.976 em Massâmedes/Goiás. Filho de Abadia Maria Branquinho e Belchior Augusto Branquinho. Casado com Jeniffer Cristina Oliveira, desde 2012, com quem tem três filhos.

Conforme justificativa do autor, José Maria Branquinho chegou a Miracema do Tocantins ainda em 2010, quando prestou serviços para o conhecido fazendeiro e produtor rural Agrimaldo Alves Moreira por 9 anos.

Segundo o líder da gestão municipal na Casa de Leis, em 2029 Zé Maria comprou seu primeiro caminhão e começou seu próprio negócio juntamente com a esposa Jeniffer, trabalhando no transporte de lenha para fornalha de cerâmica.

“Hoje ele possui mais quatro caminhões trabalhando no fornecimento de lenha para uma cerâmica de Miracema e mais cinco de Miranorte e Lajeado do Tocantins”. Observa Núbio Gomes.

Por fim o autor solicitou aos pares a aprovação da propositura, ressaltando que “neste ato o Legislativo Miracemense remete seus agradecimentos ao homenageado pelos serviços prestados em prol do desenvolvimento do município”.



Projeto de Resolução Nº 004/2025 de autoria do Ver. Eudes Branquinho/PDT – Concede Título de Cidadão Miracemense ao Senhor Fernando Sérgio Farias de Oliveira.

O popular Fernando Fiscal chegou a primeira capital do Estado em 1.993, cidade que escolheu para exercer seus préstimos profissionais e constituir familia.

Nascido em Belém/Pará dia 23 de maio de 1.968, Fernando Sérgio Farias de Oliveira é filho de Eliseu Cardoso de Oliveira e Almerinda Farias de Oliveira, e casado com a miracemense Silene Lima de Oliveira há 33 anos, com que teve o filho Felipe Lima de Oliveira, que lhe deu a neta Cecilia Rocha de Oliveira.

Em sua justificativa o vereador e vice-presidente da Câmara Eudes Branquinho destaca que "o funcionário público estadual, pela Secretaria Estadual da Fazenda no cargo de Auditor Fiscal há mais de 30 anos, Fernando Sérgio é lotado na Delegacia Regional de Fiscalização em Miracema do Tocantins, onde desenvolve relevantes serviços que lhe constituiu a chancela de profissional correto, homem responsável e respeitador e chefe de familia exemplar".

O autor da outorga, vice-presidente da Casa de Leis, vereador Eudes Branquinho, em justificativa à sua propositura comparou: “Muitos aqui chegaram e daqui foram embora; Fernando Sérgio preferiu Miracema, preferiu ficar entre nós e aqui constituir uma linda familia”.

Branquinho solicitou aos pares a aprovação da Cidadania Miracemense, avaliando que o Poder Legislativo Municipal precisa exercer esse reconhecimento ao cidadão de fato transformando-o em cidadão de direito.

   
Maria Bala recepciona Sávio Cerqueira                          Paulinho Cavalcante recepciona Railton

PRONUNCIAMENTO

Os autores das outorgas de Cidadania utilizaram o púlpito da Tribuna Livre para ressaltarem suas justificativas pelos títulos e destacarem os homenageados em suas performances em prol do desenvolvimento municipal.
Em suas falas os demais parlamentares parabenizaram os autores Núbio Gomes e Eudes Branquinho e ressaltaram o valor de cada condecorado.

Núbio Gomes disse que aquele era uma noite de muita alegria por poder hmenagear José Maria, que prestou serviço por muitos anos para seu amigo Agrimaldo Alves Moreira e teve a oortunidade de empreender e se tornar um empresário de transportes de materiais.

Eudes Branquinho ressaltou os valores de seu homenageado Fernado Sérgio, que escolheu Miracema pra viver, onde conheceu e casou com a miracemense Silene Lima, constituindo familia e exercendo sua profissão na cidade. Exaltou o trabalho dos homenageados “que mesmo deforma coletiva, tráz hamonia e desenvolvimento para Miracema”.

Maria Bala, que se auto intitula ‘Bala do Bem’, em seu 7º mandato, parabenizou os autores dos titulos de Cidadania e destacou os agraciados. “Vamos na Fé!”, evocou.

Por fim, os dois homenageados receberam, das mãos dos autores das proposituras, os certificados do ‘Título de Cidadão Miracemense’, quando posaram para fotografias e utilizaram o púlpito da Tribuna Livre para agradecimentos.
Ascom Câmara